Temas de Investigação

 

 

O tema geral do Symposium, proposto aos participantes, focaliza-se na “História da Psicopatologia e da Psicoterapia” e suas diversas teorias, modelos e práticas com especial ênfase para o mundo Ibero-Americano. 

Deste modo, o Symposium constituirá uma oportunidade de difusão, debate e aprofundamento crítico de questões relacionadas com as personalidades e as instituições que, no mundo Ibero-Americano, contribuíram para a inovação teórica e prática no âmbito da compreensão/explicação psicopatológica e da intervenção psicoterapêutica.

Contudo, a atenção privilegiada a este tema geral não significa a exclusão de outros tópicos significativos de História da Psicologia, entre os quais se destacam os seguintes:

- Fundamentos filosóficos da Psicologia,

- Psicologia no espaço Ibero-Americano,

- História das correntes psicológicas,

- História das Neurociências e da Neuropsicologia,

- Biografias críticas de psicólogos/as,

- História de instituições psiquiátricas,

- Psicologia, Colonialismo, Racismo e Multi/Inter-culturalidade,

- Psicologia da Sexualidade e do Género,

- Mulheres e Feminismo na Psicologia,

- Psicologia da Espiritualidade e da Religião,

- Efemérides, incluindo vários centenários (e.g. Fundação do Clube de Zurique por Carl Gustav Jung, ou a Dissertação doutoral de Leta Hollingworth), assim como o nascimento ou falecimento de algumas figuras notáveis E. Mach (1838-1916), Th. Ribot (1839-1916),O. Külpe (1862-1916), H. Munsterberg (1863-1916), H. Eysenck (1916-1997), Julian B. Rotter (1916-2014), Virginia Satir (1916-1988).

Este website usa cookies para funcionar melhor e medir a performance (Diretiva da União Europeia 2009/136/EC)